quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conferência do Subúrbio e Ilhas com o objetivo de discutir proposta para o PMLLB de Salvador.


Na tarde do dia 10/07/13, aconteceu a Conferência do Subúrbio e Ilhas com o objetivo de discutir e propor ações para o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca da cidade de Salvador. Participaram do evento, mediadores de leitura, representantes de Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecários, escritores, líderes comunitários, dirigentes de ONGs, diretores, professores e educadores de escolas públicas e comunitárias, representantes da CRE Subúrbio 1 e 2, Prefeitura Bairro II (Subúrbio e Ilhas), policiais da Base Comunitária do Rio Sena, Rede EMredando Leituras e ToKliterário.

Em cumprimento à programação, a Conferência teve início às 14h00 com a participação do cantor, compositor e poeta Dé Barrense, seguido da mediação do conto “O Livro Imperdível” (de Heloísa Pietro), realizada pela professora Fabiana Santos Silva e do relato biográfico e declamação das poesias “Soneto de Fidelidade” e “As Borboletas” do poeta Vinícius de Moraes, por Taíse Souza e Fernanda, mediadoras de leitura da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

Após a composição da mesa temática, formada pela Sra. Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador, Sr. Uilton Lopes Vieira, diretor do Centro Municipal de Educação Infantil - Escola Cid Passos, Sr. Sosthenes Macêdo, Prefeitura Bairro – Subúrbio/Ilhas, Sr. Altair H. Pacheco, vice-presidente do CMDCA, Sra. Lígia Margarida Gomes, Rede de Mulheres Pelo Controle Social das Políticas Públicas, Sra. Rita Margarete, rede EMredando Leituras, Sr. Augusto Mattos, ilustrador de histórias em quadrinho.

Em seguida, tiveram início os painéis com 10 minutos de exposição temática dos eixos do PNLL: Eixo 1 - Democratização do Acesso, Eixo 2 - Fomento à leitura e à formação de mediadores, Eixo 3 - Valorização da leitura e comunicação, Eixo 4 - Democratização da economia do livro.

Ao serem concluídas as exposições dos painéis temáticos, conforme a programação do evento, a coordenação da Conferência convidou a Sra. Maria Nauzina dos Santos, para receber da vice-prefeita, as homenagens por sua história de dedicação e compromisso com a realização de iniciativas culturais no subúrbio Ferroviário, onde desenvolve trabalhos nas áreas de teatro e dança e literatura com adolescentes e jovens da região.

Na segunda parte da Conferência, os participantes foram organizados em quatro sub-grupos de acordo com os eixos estruturantes do PMLLB para debater ideias e apresentar propostas a serem contempladas na elaboração do texto oficial do PMLLB.


Ao final do evento, todos os presentes foram convidados a participar da grande Conferência Municipal de Consolidação do PMLLB de Salvador, a ser realizado no di 21 de agosto do corrente ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.