segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bate-papo com o Escritor: comemoração do Dia Nacional do Escritor - I

A preparação do evento ocorreu a partir de muitas reuniões para planejamento das ações, definição da programação, articulação de parceiros apoiadores e definição da logística de transporte do público da biblioteca, ONGs, escolas e projetos sociais até o Centro Cultural de Plataforma.
O público foi chegando na hora prevista. Quem mora perto foi andando. Outros foram de ônibus ou Kombi. Alguns foram de trem até a estação do bairro de Plataforma e depois seguiram andando até o teatro. No rosto de todos, uma multiplicidade de expressões: curiosidade, ansiedade, euforia, alegria. Para algumas crianças era a primeira oportunidade de entrar em um teatro.
O público foi recepcionado com canções e cantigas de roda. Logo na entrada do teatro, os organizadores distribuíam sacolas repletas de livros, presente de incentivo à leitura, colaboração de livrarias e editoras que apoiaram a realização do evento.
Quando todos já estavam devidamente acomodados em seu assento, teve início a apresentação dos escritores. Crianças e adolescentes das organizações apresentaram os escritores através da mediação de sua própria obra: Antônio Barreto foi apresentado pelas crianças e adolescentes da BC Paulo Freire que leram o seu cordel “O patinho feio nas ondas da internet”. Estudantes do Projeto Mais Educação (Escola ACM) apresentaram um jogral com a poesia “Dentro do Livro”, de Ricardo Azevedo. E, em seguida, apresentaram Valdeck Almeida com a declamação de sua poesia. Letícia Vasconcelos, supervisora do Lar Fabiano de Cristo, falou sobre o Projeto Jacaré Poió, inspirado na obra de Antônio Monteiro e crianças do Lar Fabiano apresentaram sua biografia.
Ao final desta primeira parte da manhã, foram sorteados vários livros entre o público que lotava o recinto do teatro. Em seguida, a Escola Municipal André Rebouças apresentou uma releitura do livro “A cobrinha que queria ser diferente” (Antônio Monteiro).
Um novo sorteio de livros abriu a segunda parte da programação, quando o público presente dirigiu várias perguntas aos escritores convidados. Este momento foi muito disputado. E os escritores puderam responder às mais variadas perguntas sobre seus livros, profissão, experiência artística, autores preferidos, etc. No final do evento, Antônio barreto, Valdeck Almeida e Antônio Monteiro atenderam aos pedidos de autógrafos e posaram para fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.