domingo, 27 de maio de 2012

11 ANOS DO SOFIA CENTRO DE ESTUDOS!


Todo mundo conta a sua história, nós também contamos a nossa...

O SOFIA Centro de Estudos foi idealizado pelo belga Jan Karel Maria van Mol. Jan chegou ao Brasil, primeiro na Paraíba, na década de 70. Em pouco tempo, recebeu um novo nome: João Coqueiro, porque é alto e magro. Quando se transferiu para Salvador, apoiou o desenvolvimento de ações voltadas para o enfrentamento de questões como: problema de moradia, crianças trabalhadoras de rua e saúde da mulher. João Coqueiro queria, ainda, iniciar um projeto voltado para o público adolescente e jovem. Um projeto que investisse no desenvolvimento escolar e cultural deste público.

Certa vez, de férias pela Bélgica, encontrou um velho amigo que lhe doou um valor financeiro para que pudesse apoiar os projetos que atendiam as populações menos favorecidas na periferia de Salvador, no Subúrbio Ferroviário. Finalmente, conseguiu comprar a chácara e reformar o prédio que hoje abriga a Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Em 02 de maio de 2001, a Biblioteca foi inaugurada e, assim, nasceu o SOFIA Centro de Estudos.

O SOFIA, ao longo do ano, desenvolve atividades educativas e culturais contribuindo com a democratização do acesso a informações, conhecimentos, cultura e entretenimento da população, consolidando-se, assim, como um importante espaço de participação e socialização no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nossa missão é Promover, incentivar, difundir e democratizar o acesso a cultura, a informação e a elevação escolaridade de crianças adolescentes e jovens, em três áreas de atuação: cultura, educação e mobilização sociocultural.

Hoje a Biblioteca Comunitária Paulo Freire é o principal projeto do SOFIA. Nela realizamos diversas atividades que promovem o livro e a leitura literária no imaginário de crianças e adolescentes do Subúrbio Ferroviário. Estas ações de incentivo à leitura contam com o apoio do Instituto C&A, através do Programa Prazer em Ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.